11ª Região Tradicionalista

11ª Região Tradicionalista

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Garibaldi permanece em festa!

É gaúchada, durante os dias 19, 20 e 21, o município de Garibaldi foi a sede do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho, recebendo prendas e peões das mais variadas querências, todos com o intuíto de participarem e prestigiarem as provas que definiriam os seis representantes da Juventude tradicionalista para a Gestão de 2012/2013.
Com o sempre e indispensável apoio da Prefeitura Municipal de Garibaldi, o CTG Sentinela da Serra, recebeu calorosamente todos, no Parque da FENACHAMP - Festa Nacional do Champanha.
Para o evento, foi criada uma comissão, tendo como Presidente o Sr. Antônio Flores, que ao lado do Douglas, nosso eterno Peão, cuidaram de cada detalhe, para que Garibaldi, além de ser a sede do MTG no certame, se tornasse a casa de cada tradicionalista que estava disposto a defender as cores de sua bandeira regional, e a história de nosso Rio Grande.
E assim se fez. Na quinta-feira, dia 19, as delegações regionais começaram a se aprochegar de nosso Parque, para bem recepcioná-las, e oferecer um dos mais fortes legados que recebemos de nossos colonizadores italianos, a hospitalidade, os organizadores se tornaram 'Padrinhos' para atender as necessidades, e auxiliar cada região tradicionalista.
Na mesma noite, com início às 19 horas, aconteceu no Galpão da Entidade, um momento ímpar para a história do Entrevero. Na tradicional recepção feita aos participantes e comissões, o Peão Douglas tomou peito e convidou a historiadora municipal Elenita Girondi, para proferir uma palestra sobre a história de Garibaldi, pequeno município serrano, que recebeu os primeiros imigrantes italianos do RS, e leva o nome de um saudoso herói farrapo. O galpão também serviu de exposição para quadros, armamentos, e indumentária, utilizados por Giuseppe, gentilmente sedidos pelo Arquivo Municipal - Museu.
Posteriormente, destacamos os emocionados pronunciamentos de nosso Vice-Prefeito Municipal de Garibaldi, Francisco Tedesco, amante da cultura gaúcha, e sócio de nossa entidade, do Sr. Elmídio Lopes, que falou em nome da Patronagem da casa e da comissão organizadora, do Sr. Erival Bertolini, Presidente do MTG, e do jovem Peão Farroupilha do RS, Douglas, que em sua fala, demonstrou o orgulho em ser de uma terra tão valorosa como a 11ª RT, destacando o amor pela história de nosso município, e citando a honra em poder receber o Rio Grande de braços abertos.
E como não poderia ser diferente, comemorações aqui sem espumante não possuem a mesma graça.
A Vinícola Chandon, promoveu "Um brinde à Garibaldi", fornecendo seus melhores espumantes, reconhecidos em âmbito nacional e internacional, para então, brindarmos toda a alegria e emoção que envolve um Entrevero.

Na sexta-feira, dia 20, às 09 horas, iniciou a prova escrita para as duas categorias, momento onde os pais, e acompanhantes tiveram a oportunidade de visitar o centro histórico do município. De ante-mão, agradecemos a atenção, recebida pela Secretaria de Turismo, através do Secretário Municipal Jefférson Miotti, onde foi organizado um roteiro, para que os visitantes efetuassem o passeio de Tim-Tim, conhecendo um pouco da história de nossos casarões, bem como a visitação a duas vinícolas, Peterlongo e Cooperativa Garibaldi.
Na parte da tarde, inciaram as provas artíticas, sendo a categoria de Peão no Galpão do CTG, e a categoria Guri no Pavilhão da Fenachamp. As mesmas seguiram até o anoitecer, emocionando através de declamações, canções, e muita dança.
Findadas as provas artísticas, foi efetuada a Abertura Oficial do Entrevero, para o ato, agradecemos a presença de diversas autoridades, salientando, Sr. Cirano Cisilotto, Prefeito Municipal, Sra. Rosani Maria Fin Flores, Vereadora Municipal, Sr. Jéfferson Miotti, Secretário de Turismo, e Srta. Heloísa Sartori Villa, Princesa da Fenachamp 2011.
Sendo finalizada com as lágrimas da despedida. Mas como costumamos dizer, se há saudade é porque valeu a pena ter vivido, e por termos recebido o privilégio ímpar de estar ao lado desta gestão estadual em diversos momentos ao longo destes doze meses, temos a certeza de que os seis peões, juntamente com as nove prendas, deixaram fortes marcas no Rio Grande Tradicionalista, e cabe a nós, simplesmente agradecê-los por terem tão bem nos representado, por terem lutado por objetivos e ideais, sem nunca perderem a simplicidade, a humildade, o carinho para com o outro, e é claro, por serem gaúchos autênticos, nunca deixando de lado, versos e trovas. Encerrava-se naquele momento, uma das Gestões mais gaúchas que se teve conhecimento.

Dentre os legados da etnia italiana aos gaúchos, em especial aos serranos, se sobresai a religiosidade, para tanto, o Frei Jadir Segala, proporcionou a todos mais um momento de fé e muita emoção, quando às 8 horas da manhã, junto à capela no Memorial da Colonização Italiana, concedeu uma bênção aos participantes.
Posterior a este momento, foi dado continuidade à realização das provas, inciando com as provas campeiras de galpão, e de a cavalo, que prosseguiriam durante toda a tarde. E entre provas, questionamentos, risos, e conversas, tivemos a oportunidade de presenciar o forte comprometimento dos jovens,  salientando mais uma vez o ótimo trabalho feito pela Gestão 2011/2012, através de seus representantes Douglas, Rodrigo, Luiz, Lourenço, Lucas, e Nathan, que despertaram em outros 25 jovens o gosto e a vontade de ostentar um crachá estadual.

Com o cair da tarde, aumentava a expectativa. E assim todos dirigiam-se ao Pavilhão para o Baile animado pelo Conjunto Estirpe Campeira, aguardando anciosos pelo resultado.
E assim se fez, era a hora de entregar os cargos, abrindo cancha para que novos jovens contribuíssem com a construção da história Rio-Grandense. Contituindo-se assim, a Gestão 2012/2013;

Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul - Murilo de Oliveira Andrade - 9ª RT - CTG Tropeiro Velho de Panambi;

2° Peão - Lucélio Fortes da Silva -3ª RT - CFTG Farroupilha de São Borja;

3° Peão - Maurício José Flores - 11ª RT - CTG Sentinela da Serra de Garibaldi.

Guri Farroupilha - Mateus Pelegrini 11ª RT - CTG Gaudério Serrano de Bento Gonçalves;

2° Guri- Gustavo Tainã Leal de Mello - 3ª RT - DT Carlos Bastos do Prado de São Luiz Gonzaga;

3° Guri - Táilor de Oliveira - 5ª RT - CTG Estância do Chimarrão de Cachoeira do Sul.


O CTG Sentinela da Serra, sente-se honrado em ter sido a sede deste Entrevero, em ser a entidade mãe, do Douglas, e pelo cargo conquistado pelo nosso Peão Maurício.
Parabenizamos os novos representantes, bem como todos os jovens que se propuseram a participar deste concurso, utilizando as palavras proferidas pelo Douglas, "vocês fazem parte de uma juventude diferenciada, e nos orgulha muito tê-los recebido em nossa casa".

Parabéns Douglas pelo trabalho desenvolvido ao longo destes três anos ostentando no peito um crachá de Peão Farroupilha, e a ti Maurício, sucesso nessa caminhada que se inicia, e conte sempre com a tua família Sentinela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário