11ª Região Tradicionalista

11ª Região Tradicionalista

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Foi o 20 de Setembro o precursor da Liberdade"

20 de Setembro de 1835, Gomes de Vasconcelos Jardim e Onofre Pires, comandavam tropas na Invasão da Ponte da Azenha, o que dava inicio a tomada de Porto Alegre, e era o primeiro passo para a Revolução Farroupilha.
20 de Setembro de 2010, 175 anos depois, os Gaúchos acordam no romper da aurora, e sentem seus corações se encherem de emoção, pois aquele velho desejo de LIBERDADE, IGUALDADE, e HUMANIDADE, permanece vivo nos corações de todos que amam essa querência!

Com saída as 8:30 horas das proximidades da Cooperativa Vinícola Garibaldi, dezenas de cavalarianos, escoltados pela Brigada Militar percorreram as principais ruas do município, chegando ao Cemitério Municipal, onde foi prestada uma Homenagem ao fundador e eterno Patrão do CTG, Sr. Ercílio José Flores, sendo recordados também demais sócios, e colaboradores da entidade já falecidos.
Ao retornarem à sede da entidade, os cavalarianos foram recebidos pelas prendas e peões, e patronagem, nesse momento uma singela lembrança aos feitos do decênio heróico deu início ao cerimonial de hasteamento das Bandeiras.

No final da manhã, os ex-Patrões juntaram-se com a atual patronagem e a gestão de prendas e peões para a merecida homenagem a duas pessoas que muito contribuiram para a construção e história de nossa entidade. Foram recordados as primeiras reuniões para a fundação do CTG, a escolha do nome, a formação do departamento campeiro, a idéia de termos uma invernada, e é claro, a Invernada.
Um grupo de jovens necessitava de uma professora de dança, foi onde a Sra Marisa Pires Brandelli teve grande importância. A mesma detinha grande conhecimento técnico, e com a ajuda de livros ensinou os primeiros passos aqueles peões e prendas.
Com o grupo montado, foi a vez que entrou em cena o Sr Artêmio da Fonseca, o tio Fonseca, que além de ser o gaiteiro, 'transportava' o grupo para eventos e cursos. Durante a homenagem, o Sr Fonseca emocionou a todos quando escolheu uma gaita e no calor da emoção nos presenteou com uma bela canção.
Nossos homenageados receberam uma placa de agradecimento pelo trabalho prestado em prol do tradicionalismo em Garibaldi, e muitos aplausos do público que se fazia presente.

Às 18 horas após o arriamento das bandeiras, ocorreu a extinção da Chama Crioula pelo Patrão Sr Deomar Bianchini e pelo Prefeito Municipal Sr Cirano Cisilotto.
A Chama que permaneceu acesa no candeeiro desde o dia 14, permanerá viva nos corações de todos que puderam visitar a Semana Farroupilha Municipal, e a 1ª Mostra de Expressão da Cultura Gaúcha de Garibaldi, ela irá nos unir cada vez mais ao tradicionalismo, tornando presente na vida de todos o amor ao nosso pago, nossa cultura e história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário